Conselho de Prevenção da Corrupção

INÍCIO  |  A INSTITUIÇÃO  |  RECOMENDAÇÕES  |  DELIBERAÇÕES  |  AÇÕES  |  PLANOS DE PREVENÇÃO  |  DOCUMENTOS  |  PROJETOS EDUCATIVOS  |  IMPRENSA
 
PROJETOS
EDUCATIVOS
PROJETO MAIS VALE PREVENIR
Lançado em 2017, o projeto “Mais Vale Prevenir” estabeleceu como prioridade chegar às crianças e aos alunos através de todos os grupos profissionais que exercem funções nas escolas - professores e outros funcionários - e, quando possível, aos familiares dos alunos.
Este Projeto, que pretende envolver toda a comunidade escolar, começa por chamar a atenção dos docentes e dos restantes técnicos para os malefícios causados às sociedades pela fraude, pela corrupção ou pelo suborno, sublinhando a importância de repensarmos princípios e valores, de alterarmos atitudes e comportamentos e de induzirmos estas mudanças nos jovens alunos.

A formação exerce, pois, um papel determinante no esclarecimento de conceitos, na divulgação de informação e no desenvolvimento de momentos de reflexão sobre valores morais e novas abordagens éticas para um mundo globalizado.

No caso dos docentes, as ações de formação são creditadas para efeitos de progressão da carreira e procuram motivá-los para que estimulem junto nos jovens o interesse sobre as temáticas do Projeto, incentivando-os a adquirirem conhecimentos e competências e a assumirem comportamentos que os tornem adultos conscientes e capazes de reconhecer e rejeitar a corrupção.

A formação de outros técnicos, como assistentes administrativos e operacionais assume igualmente uma pertinência incontornável, pois eles evidenciam atitudes e comportamentos face aos alunos com quem contactam quotidianamente nos mais diversos locais das escolas, das secretarias às cantinas, dos ginásios às bibliotecas.

A formação propõe-lhes que reflitam sobre a importância do seu papel junto dos jovens, a quem ajudam na construção de princípios de cidadania. Esclarecem-se conceitos como fraude, corrupção e suborno e pretende-se que os identifiquem nas ações do dia-a-dia; mostra-se como eles afetam todas as pessoas na sua comunidade e na sociedade em geral; pede-se especialmente que sejam os continuadores da ação educativa dos docentes fora da sala de aula, assumindo-se reconhecidamente exemplo na escola e na comunidade.

     
2020/2021
 
 
 
 
 
 
 
 
Edições
anteriores

     
 

INÍCIO  |  CONTACTOS  |  NORMAS GRÁFICAS  |  LIGAÇÕES  |   |  TRIBUNAL DE CONTAS