
2022-11-09
Cerca de 100 alunos e professores da Escola D. Sancho II em Elvas participaram na Sessão Comemorativa do Dia Internacional contra a Corrupção, hoje assinalado pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC).
Na celebração estiveram presentes todos os membros do CPC, tendo como convidados especiais a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, bem como o Presidente e o Vice-Presidente do Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), respetivamente, António Pires Henriques da Graça e Olívio Mota Amador.
Num discurso dedicado aos alunos, o Presidente do Tribunal de Contas e, por inerência, do CPC, José Tavares, falou sobre os princípios da ética, os valores da Democracia e o conceito de corrupção, lançou questões a esta plateia especial e, em jeito de brincadeira, até deixou um TPC: “a corrupção é um problema de todos? Justifique a sua resposta”.
No final da sua intervenção, José Tavares afirmou que, seja qual for a resposta que deem, o certo é que a corrupção tem impactos profundos nas sociedades, tais como instabilidade social, pobreza, serviços públicos mais caros, deterioração do princípio da boa gestão e quebra da confiança social.
Por sua vez, a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, sublinhou a importância da prevenção da corrupção e alertou para a necessidade de as Instituições se fortalecerem para combater este flagelo.
Durante esta celebração, o Secretário-Geral do CPC, Fernando Silva, apresentou os projetos educativos do Conselho, seguindo-se a apresentação de um trabalho por alunos da Escola que definiram que “o verdadeiro cidadão é contra a corrupção”.
Os alunos desta Escola de Elvas tiveram a oportunidade de questionar, num painel organizado para o efeito, os Conselheiros do CPC: António Ferreira dos Santos (Inspetor-Geral de Finanças), João Rolo (Secretário-Geral do Ministério da Economia, da Transição Digital e do Mar), Orlando Soares Romano (Procurador-Geral Adjunto) e João Amaral Tomaz (Economista).
O Presidente do MENAC, entidade cuja atividade está no início, informou ter sido hoje lançada uma iniciativa de divulgação do Dia Internacional contra a Corrupcão.
O Presidente do Tribunal de Contas e do CPC agradeceu à Diretora do Agrupamento de Escolas n.o 3 de Elvas, Fátima Pinto, o acolhimento e a organização desta celebração, destacando igualmente que sempre demonstrou abertura para participar nos projetos do CPC.
Na iniciativa estiveram também presentes a Vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas e a Representante da Rede de Bibliotecas Escolares.
A cerimónia poderá ser visualizada no canal do YouTube do Tribunal de Contas.
|