
2022-06-21
O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) aprovou, em abril de 2021, a criação da Rede Escolas Contra a Corrupção. Foram muitos os pedidos de adesão e, ao longo deste ano, mais de 100 escolas de todos os níveis de ensino ultrapassaram constrangimentos e abordaram temáticas ligadas à corrupção, aprofundando a reflexão sobre os princípios e valores a ter em conta.
Os trabalhos e as iniciativas foram publicados e divulgados online pelas escolas e patentearam o seu importante papel no tratamento destas temáticas. Além das escolas que apresentaram os seus trabalhos, muitas outras estiveram envolvidas no projeto, estimando-se que cerca de 10.000 crianças e jovens tenham participado nesta iniciativa.
O alerta para a importância de se prevenir a corrupção e os seus malefícios esteve na ordem do dia.
A seleção não foi fácil e a reunião do Júri nacional prolongou-se. Chegou-se, por fim, à atribuição do Prémio de Mérito, à indicação de outros cinco trabalhos distinguidos com Menção Honrosa e atribuição de uma distinção por Originalidade.
Parabéns especiais pelos trabalhos distinguidos, mas também a todas as escolas que participaram e se envolveram em mais este desafio, apoiado por parceiros e patrocinadores - Escola Superior de Comunicação Social, Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura 2027.
A cerimónia de entrega dos estandartes a cada um dos membros da Rede e dos Diplomas às escolas distinguidas decorrerá, no dia 4 de julho, no Auditório do Tribunal de Contas, em Lisboa.
|