
2022-03-04
A cibersegurança, o impacto da tecnologia na interação e a alteração do panorama de risco estiveram hoje, dia 4 de março, em destaque na 149.ª reunião do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), durante a qual foi realizada a audição do Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e Autoridade Nacional de Segurança, Contra-Almirante António Gameiro Marques.
Os recentes ataques informáticos a instituições em Portugal e as estratégias de comunicação adotadas pelas entidades afetadas foram analisados, assim como a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço.
António Gameiro Marques falou sobre a questão da confiança, os impactos da tecnologia sobre a vida das famílias e a interação entre pessoas e sublinhou a importância da certificação, que aponta ser o caminho a seguir.
Em foco estiveram igualmente matérias relacionadas com a perceção dos cidadãos acerca das políticas públicas de cibersegurança na sua própria vida e os vários estudos que o Gabinete Nacional de Segurança tem realizado sobre a riqueza gerada pela cibersegurança ou a segurança dos portugueses na utilização de tecnologia.
António Gameiro Marques adiantou ainda que está a ser criada uma rede de centros de cibersegurança em Portugal, assim como a decorrer em todo o país ações de formação para disseminar boas práticas.
O Conselho tem em preparação um projeto de recomendação neste domínio.
Durante a reunião do CPC, o Relatório de Atividades de 2021 foi aprovado e o Conselho deliberou ainda realizar a próxima audição ao Presidente da Associação Nacional de Freguesias no dia 1 de abril, assim como realizar a próxima visita pedagógica ao Município de Lisboa.
|