
2021-11-30
O Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) vai debater os temas da corrupção, fraude e ética no Dia Internacional contra a Corrupção, que se celebra a 9 de dezembro, a partir da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, e numa cerimónia disponível em ‘streaming’ para todas as escolas do país.
A abertura conta com a participação do Presidente do Tribunal de Contas e, por inerência, do CPC, José Tavares, que falará sobre a missão e a atividade do CPC, em matéria de prevenção da corrupção, e com o Diretor da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Nuno Baião.
Os Conselheiros do CPC – António Ferreira dos Santos (Inspetor-Geral de Finanças), João Rolo (Secretário-Geral do Ministério da Economia e da Transição Digital), Orlando Soares Romano (Procurador-Geral Adjunto), Pedro Tenreiro Biscaia (Advogado) e João Amaral Tomaz (Economista) - participarão na Mesa Redonda consagrada ao tema “Prevenir a Corrupção: A aposta nas novas Gerações”.
O Diretor-Geral do Tribunal de Contas e, por inerência, Secretário-Geral do CPC, Fernando Oliveira Silva, vai divulgar o Projeto “Rede de Escolas” e falar sobre os projetos educativos em curso.
A iniciativa culminará ainda com a atribuição do “Prémio CPC – Ciência” ao vencedor desta 2.ª edição, com o trabalho: “Uma abordagem da corrupção à luz dos Direitos do Homem? Desafios e (im)possibilidades?”, do Mestre Eduardo António da Silva Figueiredo.
A cerimónia poderá ser acompanhada em direto no canal do Youtube em “Divulgação Tribunal de Contas de Portugal”.
O Conselho de Prevenção da Corrupção é uma entidade administrativa independente que funciona junto do Tribunal de Contas e tem como fim desenvolver, nos termos da lei, uma atividade de âmbito nacional no domínio da prevenção da corrupção.
Programa da cerimónia
|