
2021-06-04
O Conselho de Prevenção da Corrupção ouviu hoje a Presidente da CReSAP (Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública), Maria Júlia Ladeira, que deu os seus contributos para a prevenção da corrupção e abordou diversas situações a ter em consideração e a melhorar na Administração Pública.
Durante a reunião do CPC, que hoje decorreu, Maria Júlia Ladeira começou por fazer uma apresentação da atividade da CReSAP, nomeadamente como é efetuada a avaliação do candidato relativamente ao perfil, quais as características dos procedimentos concursais e como é elaborada a emissão de pareceres.
E, neste contexto, sublinhou que uma das preocupações da CReSAP nos seus processos de seleção e recrutamento é alertar precisamente para a existência dos planos de prevenção de corrupção e infrações conexas e para as questões da gestão de riscos e dos conflitos de interesse.
Um papel de “embaixador” que o Presidente do CPC, José Tavares, agradeceu à CReSAP, sublinhando a sua importância.
Durante a reunião de hoje, o CPC apreciou outras matérias e aprovou a audição do Presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais, na próxima reunião do CPC, que decorrerá a 2 de julho, e a próxima visita pedagógica ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
|