
2020-06-02
Os projetos educativos do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) foram distinguidos como uma boa prática pela OCDE na sua publicação "OCDE Public Sector Integrity" merecendo mesmo destaque em caixa - com o título "Education for public integrity in Portugal delivered by the anti-corruption authority in Portugal".
O texto explica que em Portugal o CPC desenvolveu um conjunto de projetos para professores, funcionários das escolas e para estudantes. Esses projetos visam consciencializar para as causas e as consequências da corrupção e apoiar o desenvolvimento de uma estrutura de valores contra as más práticas e a fraude. O Conselho realiza esse trabalho apoiando os professores, os funcionários e os pais dos alunos com ações de sensibilização e com materiais que permitam a reflexão, sobre papel de cada um na manutenção da integridade pública e sobre o impacto da corrupção no desenvolvimento social, económico e político da sociedade.
Naquele destaque é também referido o concurso “Imagens contra a corrupção” no qual os alunos discutem questões relacionadas com a fraude, a corrupção e o suborno sob a orientação dos professores. As escolas apresentam depois os trabalhos ao concurso e os melhores são selecionados por um júri nacional e premiados.
|