
2019-06-24
O Secretário Geral do Conselho do Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), José Tavares, acompanhado do Conselheiro João Amaral Tomaz e de uma equipa de técnicos do CPC deslocou-se hoje, 24 de junho, à Universidade de Évora para uma visita de acompanhamento do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão daquela instituição (PPRG).
Estas ações que o CPC realiza mensalmente visam a partilha de experiências e procuram dinamizar a reflexão sobre os riscos de gestão e de corrupção na Administração Pública.
Durante a reunião foram destacadas as vantagens dos PPRG e explicada a importância da implementação de medidas de mitigação dos riscos e da sua monitorização regular para a manutenção de uma boa imagem e reputação nas organizações públicas. Refletiu-se ainda sobre a gestão do conflito de interesses e aproveitou-se a oportunidade para apresentar a forte aposta do CPC na área da educação e da formação cívica, assim como a relevância do Prémio CPC-Ciência, destinado às instituições de ensino superior, como forma de desenvolver investigação em matérias ligadas à ética, corrupção, fraude e/ou conflitos de interesses.
A reunião foi presidida pela Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, acompanhada pela Vice-Reitora, Ausenda de Cáceres Balbino e decorreu na presença de cerca de 80 dirigentes da estrutura orgânica daquela instituição centenária.
O Plano de Prevenção desta Universidade foi elaborado em 2014 e a nova versão está em consulta pública.
|