
2018-11-22
O reconhecimento crescente da importância da formação cívica de crianças e jovens nas sociedades atuais e a consciência de que a prevenção da corrupção só pode ser feita por todos e com todos, levou o Conselho de Prevenção da Corrupção a desafiar as comunidades escolares (adultos, jovens e crianças) a refletirem, de forma orientada, sobre valores morais espelhados nas práticas quotidianas.
Neste quadro foram selecionados nove agrupamentos de escolas, localizados de norte a sul do território do continente, para participarem na 1ª edição do Projeto Mais Vale Prevenir, que tem a duração de dois anos letivos.
O projeto aposta num carácter preventivo e formativo e visa despertar as comunidades escolares para duas vertentes fundamentais de ação nas escolas e designadamente junto dos alunos:
• a promoção de espaços de reflexão sobre cidadania e valores, que envolvam todos os elementos da comunidade (pessoal docente e não docente, alunos e população adulta);
• a sensibilização das escolas enquanto organização para a importância de cuidados de prevenção que acautelem riscos decorrentes da exposição a práticas de corrupção.
Os agrupamentos envolvidos, tomando como referência as orientações do CPC, apresentaram projetos ajustados às suas características, contextualizando planos de atividades para o corrente ano letivo (2018-19).
Estes agrupamentos serão objeto de acompanhamento ao longo dos dois anos de duração do Projeto, prevendo-se a realização em cada entidade de sessões de sensibilização, para chefias e técnicos, sobre temáticas associadas à fraude e à corrupção, reforçando-se a importância da reflexão nestas áreas e as vantagens da elaboração de planos de risco de gestão.
Foi elaborado um calendário para a primeira fase da intervenção que se encontra já em execução, estando a ser realizadas nas escolas, pelo CPC, sessões de sensibilização. Estas sessões tiveram inicio no passado mês de outubro e prolongam-se pelos meses de novembro de 2018 e de janeiro de 2019.
Estão envolvidos no Projeto nove Agrupamentos de Escolas que iniciaram a sua participação no corrente ano letivo, bem como seis agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas que participaram no projeto-piloto que fundamentou o desenho do atual Projeto.
Lista de Agrupamentos de Escolas / ano escolar de 2018-19
• Agrupamento de Escolas de Perafita
• Agrupamento de Escolas Dr. José Casimiro Matias
• Agrupamento de Escolas de José Relvas
• Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, Santarém
• Agrupamento de Escolas Raul Proença, Caldas Rainha
• Agrupamento de Escolas Professor Armando Lucena, Malveira
• Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Évora
• Agrupamento de Escolas de Elvas nº 3
• Agrupamento de Escolas de Castro Marim
Lista de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas / Projeto-piloto
• Agrupamento de Escolas André Soares, Braga
• Agrupamento de Escolas Guilherme Correia de Carvalho, Seia
• Agrupamento de Escolas Reynaldo dos Santos – Vila Franca de Xira
• Escola Secundária de Moura, Moura
• Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, Portimão
• Escola Secundária Domingos Rebelo, Ponta Delgada, Açores
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