Conselho de Prevenção da Corrupção

INÍCIO  |  A INSTITUIÇÃO  |  RECOMENDAÇÕES  |  DELIBERAÇÕES  |  AÇÕES  |  PLANOS DE PREVENÇÃO  |  DOCUMENTOS  |  PROJETOS EDUCATIVOS  |  IMPRENSA

"IMAGENS CONTRA A CORRUPÇÃO"
Mais um desafio às escolas do continente e ilhas

2017-10-25

Está oficialmente lançado a partir de hoje, um novo desafio às escolas do continente e das regiões autónomas para discutirem o tema da prevenção da corrupção, durante o ano letivo 2017/18.

O projeto Imagens Contra a Corrupção, desenvolvido pelo Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC), com o apoio de diversos parceiros, entra na sua 6ª edição e apresenta algumas novidades; as escolas podem agora, criar os seus trabalhos a partir de diferentes soluções, desde o cartaz à banda desenhada ou aos produtos realizados com bases nas artes plásticas, nunca esquecendo, no entanto, que se trata de produzir mensagens criativas e eficazes contra a corrupção.

Está tudo melhor explicado no regulamento que não devem deixar de ler.

Este ano, o estimulo das escolas será reforçado pela disciplina da educação para a cidadania, recentemente introduzida nos curricula letivos.

Se é professor e não tem muitas ideias de como abordar o tema, o CPC facilita-lhe o trabalho disponibilizando um conjunto de cadernos de apoio, por ciclo ou nível de ensino, incluindo um glossário sobre o tema.

Este projeto tem sido amplamente compensado pela criatividade e imaginação de alunos, professores e encarregados de educação, que nas edições anteriores, de norte a sul do país, têm manifestado a disponibilidade, contribuindo para uma melhor cidadania.

Para constatar a qualidade dos trabalhos, e complementar a decisão de inscrever a sua escola deixamos-lhe alguns dos trabalhos premiados ou distinguidos em anos anteriores: Corrupção; um crime sem rosto; Super Honesto; Eu! Corrupto?; Sê cidadão e bate o pé à corrupção; Unidos contra a corrupção; Receita para acabar com a corrupção: ouvir, observar, falar; A Sopa dos Valores; Era uma vez... num país de faz-de-conta!; Queremos crescer com honestidade; Mais valores, menos corrupção; Opção pelos valores; A fatura sem fintas, s.f.f.; Vamos limpar a corrupção!; Corrupção, o cancro do mundo; A corrupção tem remédio; Probitas; Andar para trás; Depende de ti; Como cidadão diz não à corrupção.

Estas mensagens dos nossos jovens são sementes para um futuro mais ético, mais justo, e mais são! Deixam-nos acreditar que com o esforço de todos podemos ter uma sociedade melhor, onde os direitos, os deveres e as oportunidades sejam iguais para todos.

E agora que lhe apresentámos o projeto pedimos-lhe que o divulgue pelos amigos e conhecidos, na escola ou no trabalho, nas redes sociais, por email, por sms ou na simples conversa de café. Todas as ajudas são preciosas! Lembre-se que a diferença de atitude começa em cada um de nós. É por isso mesmo que afirmamos que a prevenção da corrupção se faz por todos, todos os dias!

Deixamos-lhe os links. É só copiar e divulgar. CONTAMOS CONSIGO!

Cartaz
Regulamento
Formulário de inscrição
Área de projetos educativos