2017-10-09
O conflito de interesses é uma matéria de fundamental importância nas relações entre os cidadãos e as entidades públicas e imprescindível à promoção de uma cultura de integridade e transparência na gestão pública. Tendo em conta esta realidade o Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) remeteu, na passada semana, a todos os organismos da administração pública, um questionário sobre “Conflito de interesses”. Estes têm agora um prazo de um mês e meio para responder.
O questionário tem por base a recomendação do CPC de 2012 sobre a gestão de conflitos de interesses (CI), no setor público, na qual se salientou a necessidade das entidades de natureza pública, ainda que constituídas ou regidas pelo direito privado, adotarem mecanismos de gestão e acompanhamento de conflitos de interesses. Cinco anos depois o CPC considera importante verificar o modo como os órgãos e serviços do setor público têm vindo a adotar as medidas recomendadas, que visam prevenir a ocorrência de conflitos de interesses.
O questionário desenvolve-se em 4 grupos que abordam as seguintes questões: Identificação; exposição das entidades do setor público a conflitos de interesses; medidas de gestão e acompanhamento adotadas no âmbito dos conflitos de interesses; e relação entre gestão de conflitos de interesses e prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas. As respostas são on-line e vão permitir conhecer as soluções concretas desenvolvidas e adotadas pelas entidades, bem como eventuais dificuldades que se tenham suscitado neste processo.
O questionário será tratado estatisticamente e de forma anonimizada e responde-se em 10 minutos.
Se a sua entidade não recebeu esta informação pode solicitar o link e a password, para responder ao questionário, junto dos nossos serviços, para o email:
cp-corrupcao@tcontas.pt
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