Conselho de Prevenção da Corrupção

INÍCIO  |  A INSTITUIÇÃO  |  RECOMENDAÇÕES  |  DELIBERAÇÕES  |  AÇÕES  |  PLANOS DE PREVENÇÃO  |  DOCUMENTOS  |  PROJETOS EDUCATIVOS  |  IMPRENSA

DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO
CPC E COP ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

2019-12-09

No Dia Internacional Contra a Corrupção, o Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) em colaboração com o Comité Olímpico de Portugal (COP) e o Agrupamento de escolas de Queluz-Belas promoveram na Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto um encontro com alunos e professores em que se refletiu sobre a importância das nossas escolhas e sobre a forma como elas determinam a nossa vida.

Os alunos, orientados pelos professores do agrupamento produziram trabalhos sobre “Plágio”, que deram origem a uma exposição na entrada do auditório e a um conjunto de frases pintadas em faixas brancas onde se podiam ler: “nada noutra direção”, “não corras na direção mais fácil”, “diz não à corrupção, entre outras.

A primeira parte do evento foi ocupada com discursos protocolares e a intervenção do Presidente do Tribunal de Contas, que por inerência é Presidente do CPC, Vítor Caldeira. Todos corroboraram a importância de nos mantermos críticos e atentos e de “não nos deixarmos manipular pela corrupção”, como afirma o cartaz distinguido com um Prémio no Concurso “Imagens Contra a Corrupção” e que foi escolhido pelo CPC para marcar este dia (o cartaz é da autoria de uma aluna do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão).

Esta foi também uma oportunidade para se proceder à assinatura de um Protocolo de Cooperação entre o CPC e o COP no sentido de se realizarem ações conjuntas que reafirmem junto dos jovens valores de integridade, transparência e justiça também na área desportiva.

A terminar o Comité Olímpico brindou os alunos com a presença dos atletas olímpicos David Rosa (ciclismo), Joana Ramos (judo), Nuno Barreto (Vela), António Bessone Basto (natação) que nos deixaram os seus testemunhos de vida desportiva relativamente ao rigor exigido na preparação física e na manutenção de princípios de integridade no desporto e na vida.

INÍCIO  |  CONTACTOS  |  NORMAS GRÁFICAS  |  LIGAÇÕES  |  TRIBUNAL DE CONTAS